Uma carta comercial ou correspondência técnica é usada para fazer agradecimentos, propostas e tudo que possa relacionar empresa e cliente, fornecedor ou terceiro e deve ser claro, ter linguagem concisa e objetiva e causar boa impressão.
10 mandamentos para se fazer uma carta comercial bem elaborada:
- Evite usar uma linguagem rebuscada ou expressões que você não usa no dia-a-dia. Evite usar palavras ou estilo excessivamente formais. O ideal é o equilíbrar formalismo e coloquialismo.
- Ao escrever, evite usar o mesmo termo repetidamente. Use sinônimos adequados aos contextos.
- Use uma linguagem que seja entendida por todos, evitando o uso de jargões.
- Não use abreviaturas ou siglas. Escreva por extenso, principalmente se a abreviação não for muito conhecida.
- Desenvolva o texto em três partes coerentes – início, meio e fim. Ou seja, apresente o tema, desenvolva-o e faça uma conclusão sobre o que foi tratado.
- Seja objetivo. Se puder passar seu recado em um parágrafo, não escreva dois. Quanto menor e mais “enxuto” for o seu texto, mais chance ele terá de ser totalmente. Da mesma forma, não escreva frases longas, de três ou quatro linhas.
- Prefira a ordem direta e a voz ativa. Evite frases intercaladas.
- Procure utilizar informações precisas a lançar mão de advérbios vagos. Compare as duas frases: “Os resultados ficaram sensivelmente abaixo da meta estabelecida” e “Os resultados ficaram 18% abaixo da meta estabelecida”. Seja objetivo e passe seu recado com mais eficiência.
- Seja moderado no emprego de pontos de interrogação ou exclamação.
- Seja perfeccionista. Nunca se contente com o primeiro rascunho. Reescreva. Revise. Veja-o com um olhar crítico e imparcial.
Ou ainda:
Modelo de carta comercial
Loja da Maria Maria e Cia. Ltda.Comércio de utensílios Av. João, 1000 Goiânia – GO Goiânia, 03 de março de 2008. Ao diretor Joaquim Silva Rua das Amendoeiras, 600 Belo Horizonte – MG Prezado Senhor: Confirmamos ter recebido uma reivindicação de depósito no valor três mil reais referente ao mês de fevereiro. Informamo-lhe que o referido valor foi depositado no dia 1º de março, na agência 0003, conta corrente 3225, Banco dos empresários. Por favor, pedimos que o Sr. verifique o extrato e nos comunique o pagamento. Pedimos escusas por não termos feito o depósito anteriormente, mas não tínhamos ainda a nova conta bancária. Nada mais havendo, reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e consideração. Atenciosamente, Amélia Sousa Gerente comercial |
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Postado por Marcele Bispo.
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