segunda-feira, 6 de junho de 2011

Elaborando uma carta comercial...

 


Uma carta comercial ou correspondência técnica é usada para fazer agradecimentos, propostas e tudo que possa relacionar empresa e cliente, fornecedor ou terceiro e deve ser claro, ter linguagem concisa e objetiva e causar boa impressão.

10 mandamentos para se fazer uma carta comercial bem elaborada:

  1. Evite usar uma linguagem rebuscada ou expressões que você não usa no dia-a-dia. Evite usar palavras ou estilo excessivamente formais. O ideal é o equilíbrar formalismo e coloquialismo.
  2.  Ao escrever, evite usar o mesmo termo repetidamente. Use sinônimos adequados aos contextos.
  3. Use uma linguagem que seja entendida por todos, evitando o uso de jargões.
  4. Não use abreviaturas ou siglas. Escreva por extenso, principalmente se a abreviação não for muito conhecida.
  5. Desenvolva o texto em três partes coerentes – início, meio e fim. Ou seja, apresente o tema, desenvolva-o e faça uma conclusão sobre o que foi tratado.
  6. Seja objetivo. Se puder passar seu recado em um parágrafo, não escreva dois. Quanto menor e mais “enxuto” for o seu texto, mais chance ele terá de ser totalmente.  Da mesma forma, não escreva frases longas, de três ou quatro linhas.
  7. Prefira a ordem direta e a voz ativa. Evite frases intercaladas.
  8. Procure utilizar informações precisas a lançar mão de advérbios vagos. Compare as duas frases:  “Os resultados ficaram sensivelmente abaixo da meta estabelecida” e “Os resultados ficaram 18% abaixo da meta estabelecida”. Seja objetivo e passe seu recado com mais eficiência.
  9. Seja moderado no emprego de pontos de interrogação ou exclamação.
  10. Seja perfeccionista. Nunca se contente com o primeiro rascunho. Reescreva. Revise. Veja-o com um olhar crítico e imparcial.

Ou ainda:
Modelo de carta comercial

Loja da Maria
Maria e Cia. Ltda.
Comércio de utensílios
Av. João, 1000
Goiânia – GO
Goiânia, 03 de março de 2008.
Ao diretor
Joaquim Silva
Rua das Amendoeiras, 600
Belo Horizonte – MG
Prezado Senhor:
         Confirmamos ter recebido uma reivindicação de depósito no valor três mil reais referente ao mês de fevereiro. Informamo-lhe que o referido valor foi depositado no dia 1º de março, na agência 0003, conta corrente 3225, Banco dos empresários. Por favor, pedimos que o Sr. verifique o extrato e nos comunique o pagamento. Pedimos escusas por não termos feito o depósito anteriormente, mas não tínhamos ainda a nova conta bancária.
         Nada mais havendo, reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e consideração.
Atenciosamente,
Amélia Sousa
Gerente comercial



Se você quiser fazer o download de um modelo de carta comercial, clique aqui neste link.

Referência de apoio:
http://www.tecnologiaecia.com.br/carta-comercial-modelo.html
http://www.brasilescola.com/redacao/carta-comercial.htm


Postado por Marcele Bispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário