segunda-feira, 18 de abril de 2011



Nesta semana me dediquei a algumas leituras, dentre elas, a Revista Comunicação Empresarial - ano 21, edição 77, na qual destaco uma matéria bem interessante: A Comunicação Interna da Embraer.

A área de comunicação da terceira maior fabricante de aviões no mundo, somente no Brasil, conta com 50 funcionários, entre jornalistas, RP's, publicitários, designers, administradores e até engenheiros, para uma visão mais técnica de divulgação. O que eu achei bastante pertinente para a complexidade desta indústria.

O departamento de comunicação compõe três grandes áreas - uma diretoria de comunicação com a imprensa, uma diretoria de marca, publicidade e propaganda, e uma de comunicação interna, todas com atuação global. Com um plano anual de comunicação, que é atualizado mensalmente, a Embraer cria um planejamento integrado com as três áreas em nível global, reunindo equipes de comunicação do mundo uma vez por ano, do mundo todo, para realizar um trabalho integral de comunicação.

Para manter um ambiente descontraído, a Embraer também conta com formas de falar aos empregados mais leve e informais. Eventos, coffe-breaks e festas fazem parte do menu. Além do trivial, a empresa tem também reuniões diferenciadas - como uma conversa informal com o presidente. Reunindo por sorteio de um grupo de 15 empregados de diversas áreas, a intenção é promover um bate-papo mensal da forma mais à vontade possível, em que os funcionários, exprimem sua opinião sobre a empresa e ouvem o que ele tem a dizer.


Priorizar transparência e verdade, sempre no tempo certo, é um dos ideais de comunicação da Embraer. Segundo a diretora de Comunicação Interna, Rosana Aguiar, "a falta de transparência e de compromisso com a verdade num processo de comunicação interna, não importa se a notícia é ruim ou boa, é inadmissível", conclui.

Para ter acesso a esta revista, na versão digital, basta clicar aqui. Boa leitura!


Créditos: http://comunicacaocomfuncionario.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Olá queridos colegas. Visitem o meu blog http://gestorjr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa ideia da transparência e desse feedback com os funcionários, achei bem criativo e uma atitude de respeito aos seus funcionários.

    ResponderExcluir
  3. Black Titanium Ring - TI6 - iTanium Arts
    Black Titanium Ring features a unique ring pattern that has made playing a simple and simple black titanium rings game very easy babyliss pro titanium hair dryer and easy. It's an remmington titanium authentic black stone that Material: BrassLength: 1.75"Release titanium build for kodi date: 2014-04-13Dimensions: 15 x 2.75" H x 4.25" titanium legs W x 4.25" D

    ResponderExcluir