sexta-feira, 22 de abril de 2011

Eixos da comunicação empresarial

De acordo com Paulo Nassar, existem pelo menos cinco eixos que indicam uma comunicação interna excelente. Vamos exemplificá-las de forma simples e objetiva .
Eixo 1
Aponta para a garantia de que o espírito da comunicação permeie e esteja embebido no ambiente da política empresarial.  É fundamental que exista a comunicação na empresa e esta deve ser clara e objetiva. Deve-se deixar expresso o que você está passando ao outro e seus impactos,  e que meios deve ser utilizado em tal comunicação. Colocar os aniversariantes do mês no mural da empresa é uma prática que já não funciona mais. Que tal uma festinha ou uma lembrançinha?
 Eixo 2
O segundo eixo deve assegurar o alinhamento da comunicação nos ambientes profissionais relacionados às questões comportamentais, econômicas, históricas, políticas, sociais e tecnológicas, que envolvem e impactam a empresa no seu relacionamento com cada um de seus públicos, especialmente o chamado público interno. O comunicador deve estar atento com as questões complexas que venha a se deparar, alguns conflitos ou conversas mal interpretadas, por exemplo, e consequentemente deve estar preparado para lidar com isso.
Eixo 3
O terceiro eixo afirma que a comunicação é um processo. E assim deve ser visto. A comunicação é o sistema que produz e sustenta os relacionamentos da empresa e por isso, tem presença obrigatória nos processos que dão vida à organização. Pois, com a participação dos funcionários e uma comunicação saudável haverá produção de pensamentos e formadores de opiniões. Essa perspectiva passou a ter um importante papel; todos que fazem parte dessa comunicação são produtores de conteúdo, ou seja, contribuem para o crescimento da organização, expondo suas ideias.
Eixo 4
O quarto eixo levanta um tema vital. A comunicação de uma empresa só será excelente se tiver transcendência. Ou seja, tem que haver um compartilhamento, não ficar resumido a um grupo de pessoas e sim com o todo. Remete a uma visão atual do mundo, mais humana e mais integradora.
Eixo 5
O quinto e último grande eixo, mostra que a comunicação excelente conhece bem, muito bem, seu público. Aquele modelo Taylorista em que o empregado se resumia aos meios de produção foi redesenhado e passou a ser aquele que quer viver o sentimento de pertencer a organização. Quer se sentir dentro dela, quer se integrar e se identificar com ela. Isso é muito importante e deve ser percebido nas organizações hoje.
Paulo Nassar é professor-doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP, e diretor-geral da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, ABERJE. Para produção deste texto, contei com o auxílio do livro Comunicação interna: a força das empresas de Paulo Nassar. Volume 4.

Postado por Juliana Oliveira Cerqueira.

2 comentários:

  1. Adorei o post de vcs, tá bem resumido e de fácil compreensão. Vou dar algumas dicas sobre o assunto lá onde trabalho!! rsrs... bjs.

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  2. Obrigada!
    Se preferir, pode indicar o nosso blog no seu ambiente de trabalho. O tema é de interesse geral. :)

    http://makingofempresarial.blogspot.com

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