sexta-feira, 15 de abril de 2011

Definindo Comunicação Interna

Olá, leitores!
   Hoje daremos início às atividades do blog MAKING OF EMPRESARIAL, e o tema abordado é Comunicação Interna nas Empresas.
   O termo “Making of” foi empregado na perspectiva de mostrarmos os “bastidores” do fluxo comunicacional da empresa. Algo que não está explícito para os clientes externos, mas que fazem uma enorme diferença na apresentação dos resultados almejados no final do processo, construído a partir da integração efetiva entre os membros da organização. 

·         O que é Comunicação Interna?
  Pode-se definir como sendo o processo que visa estabelecer canais que possibilitem o relacionamento ágil e transparente, da direção com o público interno e entre os próprios funcionários. Segundo Paulo Nassar, em seu livro Comunicação interna: A força das empresas, vol.3, “a comunicação interna é ferramenta estratégica de gestão e tem como principal função dar o máximo possível de clareza na sempre delicada relação empregado – empregador”.
   A execução da comunicação interna está ligada às habilidades e competências de passar informações claras e objetivas ao relacionar-se com o outro e, acima de tudo, de saber ouvir.
   É considerada uma vertente poderosa nas organizações, uma vez que ela acontece em todos os setores da empresa, independente de planejamentos, decisões, controles e supervisões. É uma "arma" poderosa, capaz de modificar estratégias e direcionamentos.
   Elton Mayo, por volta de 1927, por exemplo, desenvolveu no bairro de Hawthorne, uma experiência clássica com funcionários de uma fábrica e concluiu que a alta produtividade era resultante da integração social entre os colaboradores. Sabe-se, portanto, que tal integração é fundamental, sobretudo entre o funcionário e o gestor. 
http://pt.wikipedia.org/wiki/experiencia_de_hawthorne 
   O processo de comunicação eficiente e eficaz dentro da organização é fundamental para fortalecê-la e torná-la mais produtiva, já que a transparência das informações esclarecerão possíveis ambigüidades comunicacionais e “transformar bons funcionários em pessoas motivadas, comprometidas e mais felizes”.
   “A comunicação deve ser realizada como um sistema de trocas, e não de mão única”. A empresa deve buscar consolidar relacionamentos com o público interno, harmonizando e fortalecendo suas relações interpessoais para que a gestão seja fluida, no sentido de ser absorvida claramente pelo coletivo. A isso, denomina-se Comunicação Interna
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/endomarketing-a-importancia-da-comunicacao-interna/12433/ 

2 comentários:

  1. Adorei a definição, achei que ficou super legal !

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  2. Obrigada Juliana, tentamos definir da forma mais precisa possível.

    Agradecemos a visita!

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