terça-feira, 19 de abril de 2011

A função da gerência na Comunicação Interna

Bom dia! Hoje venho falar sobre a função da gerência na comunicação interna das empresas e as suas implicações no ambiente organizacional. 

O envolvimento dos gestores e líderes é essencial, pois são, em sua maioria, os precursores do fluxo comunicacional. Estes têm buscado posicionarem-se fisicamente entre a sua equipe de funcionários, elaborando um trabalho em que há uma conexão entre os cargos e as funções, criando um senso de cultura e responsabilidade, compartilhada de baixo para cima. Nos dias atuais, é muito enfatizado o papel do líder de forma mais abrangente, removendo os parâmetros do poder imperial, que desmistifica a imagem do chefe, buscando uma maneira nova e dinâmica, a qual estimule o potencial criativo do seu pessoal, do gerente aos operários da linha de frente. Para tanto, faz-se necessária uma transformação nas atitudes daqueles gestores que são avessos às mudanças, a fim de que haja uma interação efetiva, a qual produza efeitos positivos nas relações comunicacionais das organizações, promovendo assim impactos produtivos favoráveis às mesmas, de forma global. 
Vale ressaltar a importância das ações conjuntas dos gestores e profissionais de comunicação interna, em que estes fazem com que a mensagem idealizada por aqueles tornem-se relevantes aos funcionários e, dessa forma, atinja a sua função primordial , que é, em sua maioria, a de manter boas relações internas e produzir resultados satisfatórios às organizações.

Para produção deste texto, contei com o auxílio do livro Comunicação Empresarial de Paul A. Argenti

2 comentários:

  1. O papel do líder é importante nesse processo pois a comunicação não é mais aquela em que o líder manda e os outros obedecem sem questionar. Agora tem que se levar em conta as ideias dos funcionários, acreditar que eles podem contribuir para a empresa.

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  2. Concordo plenamente, Juliana! Acredito que as empresas devam estruturar-se de forma horizontal, e não vertical. A estrutura hierárquica deve ser flexível e levar em consideração a opinião dos colaboradores na construção e perpetuação dos ideais da organização.

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