quinta-feira, 21 de abril de 2011

Falha na Comunicação Interna traz insatisfação ao funcionário!

A falta ou mal uso da comunicação interna numa organização pode gerar insatisfação ao funcionário, que continuamente busca melhores salários e reconhecimento profissional. 

A agência de notícias Reuters divulgou um estudo da Consultoria Salary.com nos EUA, onde afirmam que "65% dos americanos que estão empregados pensaram recentemente em mudar de emprego". Essa realidade também se faz presente aqui no Brasil. E isso deve-se, principalmente, às falhas no processo de comunicação. O funcionário pleteia algumas necessidades básicas, e se o patrão não as supre, ele tende à buscar novas oportunidades. 

A rotatividade de funcionários implica em custos altíssimos para as empresas. O empresário, ao rejeitar a opinião do empregado, comete uma falha nesse processo e acaba pagando por tê-la ignorado. Portanto, uma boa política de Comunicação Interna minimiza esses impactos, promove maior satisfação aos colaboradores e fortifica a organização como um todo.

É importante que o gestor da comunicação compartilhe objetivos da empresa com seus funcionários e saiba moldar um modelo de Gestão Pessoal a partir das ideias fundamentadas coletivamente. 

O segredo é saber falar e ouvir, tendo em mente que o colaborador é um ser humano, "que pensa, observa, compara, que ouve, aprende, deseja, necessita, sente e, no fundo, só faz o que quer".  E se o funcionário sente-se satisfeito com seu emprego e há transparência na comunicação entre os demais integrantes e, sobretudo, com o gestor, paulatinamente ele deixa de ser um simples empregado e torna-se grande aliado aos objetivos a serem atingidos dentro da organização. Nesse sentido, o processo de Comunicação interna também pode ser entendido como gerador de lucros no âmbito empresarial.



Referências de apoio: 


PAULO, Nassar.Comunicação interna: a força das empresas. São Paulo: ABERJE, 2006. nv. ISBN 8589702073 (v.3)(broch.)








2 comentários:

  1. É, eu me incluo nesses 65%, já pensei várias vezes em sair do meu emprego atual. Ás vezes ñ me sinto valorizado onde trabalho.

    Obrigado,
    Bruno.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruno!
    Essa sua insatisfação pode ser decorrente à falhas na comunicação entre vc e seu gestor ou até entre colegas de profissão. Estude algumas formas de melhorar isso, e qualquer dúvida ou curiosidade sobre Comunicação Interna, é só acessar nosso blog.
    Te responderemos com prazer!

    ResponderExcluir