quinta-feira, 5 de maio de 2011

Comunicação Interna nas empresas é tabu?

Quem me conhece sabe que sou apaixonada por esmaltes. E para preparar esse post resolvi pesquisar sobre a Comunicação Interna nas empresas fabricantes de esmalte. Até que achei uma matéria bastante interessante com a participação do diretor do Instituto Avon, Lírio Cipriani. O título da reportagem é: Comunicação Interna ainda é tabu nas empresas (para ler, clique aqui).
A matéria era sobre um seminário que ocorreu no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo-SP. O principal objetivo do seminário era rever as velhas e novas tecnologias utilizadas na comunicação. A organizadora do evento, Marlene Ortega de Camargo, acredita existir três razões para que os líderes empresariais não se comuniquem:
  • Porque é mais fácil não fazer e não dizer nada.
  • Porque os líderes precisam de ajuda para acreditarem na validade da comunicação
  • Por que estão preparados para dar notícias boas, mas nunca notícias ruins
"Uma coisa é certa: os funcionários não precisam ser deixados sozinhos enquanto esperamos que a comunicação seja transmitida a eles por osmose", afirma Marlene.

A REALIDADE DA COMUNICAÇÃO INTERNA NO MUNDO CORPORATIVO
Muitas vezes o que os gerentes comunicam (quando o fazem) é diferente do que existe para ser comunicado. E quando a comunicação interna é feita de maneira inadequada, pode produzir estresse no trabalho.
O básico que as empresas apresentam no quesito comunicação não funciona mais porque as pessoas mudaram mais do que as empresas. Vivemos um momento de esquizofrenia, ou seja, o que fazemos é diferente do que somos. E não por má fé, mas porque não conseguimos fazer diferente.
E as conseqüências disso são:

- estresse
- frustração
- raiva
- castração de potencialidades
- perda de sentido de existência
- desconfiança
- deslealdade
- sentimento oculto de vingança

OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA NA AVON

"A comunicação interna é importante para criar e sustentar o engajamento entre os colaboradores e prepará-los para representar a companhia da melhor maneira possível", iniciou assim sua palestra Lírio Cipriani.
A Avon atua em 143 países. Conta com 4.300 funcionários e mais de 4.000.000 de revendedoras em todo o mundo. Mas como se comunicar com tantas pessoas? "Um dos nossos 'veículos de comunicação' são os folhetos de ofertas, destribuídos por mês".
As informações transmitidas na Comunicação Interna moldm a visão que o receptor tem da empresa. E esta visão é reproduzida para a sociedade.
Lírio levantou os fundamentos de uma boa comunicação interna:

- transparência: deixar claro o quer a empresa quer e para onde quer ir
- via de duas mãos: a comunicação deve beneficiar a empresa e os funcionários, pois ambos podem fazer o papel de receptor e emissor
- veículos de comunicação facilitadores: meios de comunicação acessíveis a todos


Entre os veículos de comunicação da Avon estão:

Avon Já – newsletter semanal que traz os principais assuntos da empresa aos funcionários. No dia da sua distribuição, informalmente, os gestores de cada área se reúnem durante cerca de dez minutos do expediente para discutirem os assuntos abordados no jornal da semana. O informativo é distribuído aos funcionários, gerentes de setor e fornecedores da empresa.

Folhetos de ofertas – são emitidos cerca de 6.000.000 de folhetos de ofertas a cada 19 anos, totalizando mais de 100 milhões de folhetos ao ano.

Mural – localizado nos restaurantes da empresa, o mural é atualizado diariamente e traz classificados, avisos, as principais manchetes da imprensa, a Avon na imprensa, os lançamentos de produtos e algumas informações da área de Recursos Humanos.

Avon News – instrumento de comunicação virtual enviado somente a quem tem acesso a e-mail - estes têm a obrigação de imprimir o material para os outros. Contém informações importantes sobre a corporação.

Lucros & Novidades – revista publicada em todas as campanhas, com dicas de atividades para as revendedoras.

Tudo Avon – programa de televisão semanal exibido pela Rede TV!, com notícias da empresa, dicas e novidades.

"A nossa empresa se preocupa muito com o que os funcionários pensam, querem e precisam saber; não nos preocupamos apenas com o que queremos falar".



Postado por Kadja Souza.




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