sexta-feira, 20 de maio de 2011

A era digital invade a comunicação interna


A internet ampliou as noções de espaço e tempo e, consequentemente, acabou com os limites geográficos e políticos que norteavam a produção de conteúdo. Hoje mesmo uma pessoa estando em Nova York e tendo uma reunião em São Paulo, ela pode participar de tal reunião através da videoconferência, contato feito pelo computador que permite o contato visual e sonoro entre pessoas em lugares diferentes. Com a globalização houve um fortalecimento das empresas globais e de seus territórios geográficos. Temos várias filiais de empresas por aí, sem contar com as multinacionais. Se pensarmos em quanto a tecnologia avançou de tempos para cá, podemos perceber que cada dia que passa são mais coisas novas. GSM, Bluetooth, Wi-Fi, qualquer criança poderá lhe explicar sobre isso. Mas voltando ao tema, à comunicação interna de uma empresa não vive para reproduzir tecnologia  e sim para tornar a vida do colaborador mais eficiente. Qual empresa atualmente não possui um site? Outra coisa que não podemos ignorar é o avanço das redes sociais. Quem é que não possui um Orkut, Facebook ou Messenger? Uma ideia defendida por um executivo que mantém seu blog (http://blogs.sun.com/jonathan/) há mais de dois anos é que todos os líderes deveriam ter um blog e que neste escreva para os funcionários, colocando os aniversariantes do mês, vídeos, textos, animações, que haja uma interação. Que tal se comunicar mais? Criar portais corporativos seria melhor do que ficar vigiando o que conversam no MSN ou as comunidades que as pessoas fazem parte no Orkut.


Para produção deste texto, contei com o auxílio do livro Comunicação interna: a força das empresas de Paulo Nassar.
Postado por: Juliana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário