quarta-feira, 11 de maio de 2011

Saber ouvir x Comunicação Interna





 O ato de ouvir é uma atividade ativa e não de caráter passivo como se pensa. Há grande diferença entre ouvir e o simples ato de escutar. Para se ouvir efetivamente é necessário que tanto o emissor quanto o receptor estejam presentes, que haja compreensão ao que está sendo passado, resposta e, acima de tudo, que haja lembrança posterior sobre o que foi dito. É fundamental que o receptor retenha a mensagem transmitida no processo de comunicação.

Numa organização, assim como a habilidade de saber falar, "saber ouvir" é de extrema importância para que o fluxo de informações entre os membros não seja interrompido ou não haja falhas significativas. Numa reunião com o chefe, por exemplo, se você não estiver atento ou se distrair e perder o foco em alguns instantes, pode perder informações relevantes e decisivas quanto à determinadas decisões delegadas para você e posteriormente ser cobrado por tais responsabilidades que não foram compreendidas inicialmente. O gestor pode interpretá-lo como relapso, irresponsável ou desinteressado com o futuro da empresa e pode demití-lo. Ou, em determinadas situações, uma simples distração ou "pseudo-audição" sobre o que foi dito num treinamento de primeiros socorros, na empresa, por exemplo, você poderá deixar de salvar a vida de alguém por não ter ouvido plenamente as instruções naquele dado momento.É interessante lembrar que um bom ouvinte não se deixa cair na armadilha da distração. 

"Saber ouvir é essencial para suas atividades profissionais, tanto para receber tarefas, como para delegá-las". 

A comunicação interna prega a transparência, clareza e unicidade de interpretação do que está sendo dito entre funcionário com funcionário, ou entre este e o gestor afim de que todos mantenham-se integrados e informados dentro dessa "cadeia". Se um componente desse ciclo comunicacional  não desenvolve sua habilidade de saber ouvir, consequentemente não saberá transmitir as informações com eficácia, já que não conseguiu compreender e retê-las em sua memória, o que comprometerá nos resultados da organização como um todo. 




Publicado por Marcele Bispo.

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2 comentários:

  1. Ok turma. Coisas interessantes no Blog de vcs. Mas estou em dúvida sobre o seguinte. Em algumas postagens tive dificuldade de encontrar as fontes em que vcs se basearam. Recomendação: revisão ortográfica no cabeçário introdutório do Blog. Acho que há uma crase desnecessária por lá.

    abraços,

    Ernani

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  2. Ok, professor! Erro corrigido. Reconhecemos a ausência de referências em algumas postagens, iremos revê-las, obrigada!

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