sábado, 28 de maio de 2011

Redação Empresarial e Comunicação Interna



A Redação Empresarial envolve textos e documentos desenvolvidos no âmbito organizacional, podendo ser  redigido sob o formato de circulares, memorandos, cartas, emails ou relatórios, a fim de transmitir mensagens informativas aos membros de uma empresa, caracterizando a essência  da comunicação eficaz entre funcionário e gestor.
"Um texto eficaz garante a eficácia da comunicação dinâmica" e redigi-lo bem é imprescindível, já que a linguagem é a principal forma de codificação¹ que a sociedade dispõe. A empresa só sobrevive quando sua comunicação interna é bem estabelecida.

Em termos empresariais, a Comunicação Interna têm valores bem definidos: a clareza e  a objetividade das informações, o que tornam as mensagens fidedignas e aptas na tomada de decisões inerentes à sobrevivência e à lucratividade da organização. 
Um documento interno é um instrumento relacionado à função estratégica empresarial, seja na cultura da empresa, no aspecto motivacional ou no econômico, evitando retrabalhos e disperdício de tempo. A incoerência e a ambiguidade desses documentos geram equívocos e mal entendidos na comunicação interna. 
Faz-se necessário a concisão, objetividade, clareza, coerência e adaptação da linguagem ao público (informal) e uso adequado da gramática na redação empresarial, além de evitar o uso de frases-feitas, clichês, chavões, jargões fora do contexto, coloquialismos excessivos e verbosidades - dizer com complexidade o que pode ser dito de maneira mais simples.

Observe que o vocabulário rebuscado intefere na compreensão dessa carta emitida por uma associação de classe profissional aos seus clientes:

"Solicitamos o pagamento das mensalidades nas datas aprazadas no dito carnê, colaborando destarte para a manutenção precípua deste sodalício na orientação e assistência dos seus associados".

Exemplo corrigido:

  "Solicitamos o pagamento das mensalidades até as datas de vencimento constantes do carnê".

A comunicação interna só é eficaz quando atinge a resposta desejada, assim, o ideal é que o redator da mensagem conheça os elementos básicos do processo (emissor, canal, código, mensagem, ruído, receptor)  e destaque a ideia principal ao receptor da mensagem . Na comunicação interna utiliza-se uma linguagem que se aproxima de níveis informais. Nesse contexto, verbosidades configuram falhas (ruídos) no processo da comunicação interna empresarial.

 Em linhas gerais, a Comunicação Interna envolve interação e troca de mensagens. As organizações estabelecem, então, alguns canais de comunicação para tornar as relações mais agradáveis, harmoniosas e eficazes. Esses canais são apresentados sob a forma de  redações empresariais.


¹ - Processo no qual o emissor elabora uma mensagem, de acordo com regras e normas, e a transmite, através de um canal, para atingir um receptor.



Referências de apoio:
  • MEDEIROS, João Bosco. Redação empresarial. Sao Paulo: Atlas, 1989. 254 p;
  • Berlo, David K. O processo da comunicação. Ed. Martins Fontes, São Paulo, 1982;
  • GOLD, Miriam. Redação empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Makron Books, 2002. 171 p.

Postado por Marcele Bispo.








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